Symptomatic burden amongst myeloproliferative neoplasm patients: mpn-10 prospective assessment in a portuguese cohort

Autores:
Maria Sarmento; Sandra Ponte; Maria José Monteiro; Zilda Moura; Gisela Ferreira

DOI: https//doi.org/10.31877/on.2021.43.03

Resumo:
Introdução: As Neoplasias mieloproliferativas (NMP), incluindo policitemia vera (PV), trombocitemia essencial (TE) e mielofibrose (MF), impactam significativamente na qualidade de vida (QV) dos pacientes. A avaliação da carga de sintomas e monitorização continua usando a escala MPN (Symptom Assessment Form) permite detectar alterações sintomáticas que podem ser sinais de progressão da doença e podem ser usados como um indicador da necessidade de reavaliar a evolução da doença e / oua abordagem terapêutica.
Métodos: Estudo multicêntrico prospectivo de doentes portugueses com NMP, incluindo dados demográficos e caracterização clínica dos doentes e carga sintomática da doença com base na escala NMP-10.
Resultados: Foram incluídos 324 pacientes, proporção de homens para mulheres de 0,7: 1, idade mediana de 71 anos, duração mediana da doença> 3 anos. A maioria dos pacientes apresentou TE (63%), 24% PV e 13% MF. Cerca de 70% estavam a ser tratados com hidroxiureia, 31% estavam sob recomendação de aspirina em baixas doses, 9% precisavam de flebotomia, 4% receberam uxolitinibe e <2% com interferon. Os sintomas mais relatados incluem fadiga, inatividade, pruridoe problemas de concentração. A pontuação total dos sintomas dos pacientes com PV e TE melhorou significativamente desde o início até a última visita de acompanhamento. O Prurido teve uma melhora significativa em relação à linha de base para pacientes com PV, como fadiga, inatividade, problemas de concentração e suores noturnos em pacientes com TE.
Conclusões: A aplicação sistemática do MPN-10 permitiu um conhecimento mais aprofundado dos
pacientes e dos seus sintomas, o que, somado às mudanças analíticas, motivou reajustes terapêuticos que levaram a ganhos de QV. Uma análise futura desta coorte deve ser orientada para refinar esses resultados.

Palavras-chave:
Gestão da doença; MPN-10; Neoplasias mieloproliferativas; Qualidade de vida; Sintomas.

 

Verifique o abstract completo aqui.

Verifique a bibliografia aqui.

Obtenha este artigo

Pode obter este artigo gratuitamente clicando aqui.