Autores:

Ana Frade; Susana Miguel; Óscar Ferreira    ON 2017, 35 ; novembro 2017; On-line publication: novembro 2017

Resumo: A comunicação é um dos mais importantes aspetos do cuidado de enfermagem. As pessoas submetidas a laringectomia total vivenciam complexos e frustrantes problemas de comunicação, devendo os mesmos ser informados, previamente à cirurgia, sobre estas mudanças, para que se possa identificar e combinar alternativas à comunicação verbal, a utilizar após o procedimento cirúrgico.

No pós-operatório as pessoas adoptam como meios alternativos e/ou aumentativos de comunicação, os gestos, a escrita, o aceno da cabeça e a mímica labial, podendo estas estratégias incorrerem em insatisfação e falta de consistência. Para optimizar a comunicação, a utilização de outras estratégias alternativas e/ou aumentativas de comunicação e de métodos consistentes de comunicação devem ser explorados. neste sentido, a utilização de dispositivos electrónicos portáteis (telemóveis, tablets, computadores portáteis) que tenham software instalado para a comunicação, facilmente acessível e fácil de usar, podem optimizar a comunicação da pessoa sem voz, onde se incluem as pessoas sub-metidas a laringectomia total, facilitar a sua adaptação, enaltecer a sua sensação de independência e promover a melhoria dos cuidados. Os dispositivos electrónicos portáteis constituem uma importante ferramenta para melhorar a comunicação, as quais oferecem diversas vantagens e benefícios (aumento da consciencialização e aceitação social da utilização de estratégias aumentativas e/ou alternativas de comunicação; empoderamento; facilidade dos utilizadores em aceder a soluções de comunicação e elevada funcionalidade).

Pretende-se com este artigo identificar intervenções optimizadoras da comunicação, utilizando dispositivos electrónicos portáteis e descrever o modo de utilização dos mesmos, com o intuito de melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem, promotores da comunicação eficaz na pessoa submetida a laringectomia total no período peri-operatório.

Palavras – chave: Laringectomia total; comunicação comprometida; cuidados de enfermagem; estratégias alternativas e/ou aumentativas de comunicação; dispositivos electrónicos de alta tecnologia

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Pode obter este artigo gratuitamente clicando aqui.