Infusion Reactions: Experience in Oncology Day Care Unit

Autores:
Sandra Ponte; Carla Santos Cabral; Patricia Cavaco; Leonor Vasconcelos de Matos; Leonor Fernandes

DOI: https://doi.org/10.31877/on.2021.42.05

Resumo:
A administração de fármacos antineoplásicos pode gerar reações de hipersensibilidade imediatas em Hospital de Dia de Oncologia. A incidência e a gravidade são difíceis de prever e os sinais e sintomas variam, podendo ir de reações cutâneas eritematosas a reações anafiláticas graves, com risco letal. A prevenção é fundamental para reduzir a prevalência e a gravidade destes eventos e o reconhecimento precoce é um elemento chave na resolução do quadro. Definimos como objetivos do presente estudo: revisão das reações infusionais na nossa instituição, particularmente, sua gravidade, incidência, fármacos envolvidos, reações subsequentes, tipo de pré e pós-medicação administradas. Definimos ainda uma sub-análise para identificação de preditores para reações subsequentes.
Estudo observacional, retrospetivo e unicêntrico, de análise das notificações de reações infusionais ao longo de três anos. Foram colhidos dados demográficos e relativos à situação de reacção infusional.
A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, teste t, teste exato de Fisher e regressão logística, usando o software StataIC 15.1 (StataCorp LLC).
A revisão da história patológica e alérgica do doente, a monitorização da adesão medicamentosa da pré-medicação, a reconciliação terapêutica e vigilância de sinais vitais são essenciais na avaliação inicial pré-infusional aos tratamentos antineoplásicos.
No nosso estudo, a prevalência de reações infusionais aos taxanos e platinas está alinhada com relatos anteriores da literatura. Revisões institucionais sobre eventos adversos são cruciais para melhorar as práticas atuais e desenvolver protocolos de atuação mais eficientes.

Palavras-Chave: Reações infusionais; Fármacos antineoplásicos

 

Verifique o abstract completo aqui.

Verifique a bibliografia aqui.

Obtenha este artigo

Pode obter este artigo gratuitamente clicando aqui.