Autores:

Maria José Dias; Cláudia Gomes; Sónia Machado                          ON 2018, 36; junho 2018; On-line publication: junho 2018

Resumo: O diagnóstico de cancro da mama tem um impacto significativo na mulher: a nível psicológico, no seu bem-estar emocional e social, na sua imagem corporal e na qualidade de vida. De forma a retratar os focos de atenção dos profissionais, são frequentemente identificados os diagnósticos de enfermagem: coping comprometido, ansiedade, estado psicológico alterado e fadiga.O mindfulness apresenta-se como uma estratégia interventiva que pode ser uma opção na nossa decisão da prática clínica.

Objetivos: Identificar um problema da prática de enfermagem, analisar a investigação produzida e encontrar a melhor evidência empírica para a prática clínica; perceber a eficácia de programas mindfulness aplicados a clientes com diagnóstico de cancro da mama.

Resultados: Os MBSR(BC) [Mindfulness-Based Stress Reduction (Breast Cancer)] podem ser aplicados a clientes sobreviventes de cancro de mama. É notória a eficácia clínica dos MBSR(BC) em toda a literatura utilizada. Para as clientes, a inserção nos MBSR(BC) é significado de melhoria da qualidade de vida com melhor controlo dos efeitos adversos aos tratamentos da doença oncológica.

Conclusão: É evidente a importância do uso das terapias complementares no controlo de efeitos adversos aos tratamentos do cancro. Registam-se melhorias no controlo de efeitos psicológicos, físicos e cognitivos. Os resultados conferem evidência da eficácia clínica do MBSR(BC). É conhecido um maior controlo de sintomas psico-emocionais ocorrido durante o MBSR(BC).
A literatura descreve que o custo por ano de vida ajustada pela qualidade de vida é relativamente baixo em comparação com os resultados de custo-utilidade de outras intervenções para controlo de sintomas a clientes com diagnóstico de cancro da mama.

Palavras – chave: Mindfulness; Qualidade de vida; Cancro da mama

 

Verifique o abstract completo aqui.

Link DOI

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.