Autores:

Eunice Maria Casimiro dos Santos Sá; Diana Silva; Liliana Oliveira; Raquel Filipe; Rute Gonçalves
ON 2017, 20 ; junho 2012; On-line publication: junho 2012

A dimensão espiritual dos cuidados de enfermagem é algo que fica algumas vezes subvalorizado relativamente às outras dimensões do cuidar. A importância do cuidado de enfermagem espiritual no alívio do sofrimento está devidamente comprovada na literatura existente.

Demonstrámos então esta importância no contexto da doença hemato-oncológica, aferindo, através de um estudo qualitativo, quais são os cuidados de enfermagem espirituais que aliviam o sofrimento dos nossos participantes.

Com o nosso estudo concluímos que os cuidados de enfermagem espirituais aliviam o sofrimento da pessoa com doença hemato-oncológica, pois como verificámos nos dados obtidos, as intervenções aplicadas diminuíram o sofrimento dos participantes. Todos os participantes referiram que os cuidados prestados foram adequados à sua situação, mencionando especificamente alguns cuidados que foram mais importantes para si tais como: escuta ativa, facilitação do crescimento espiritual, apoio espiritual, conversas (suporte emocional, promoção da esperança), massagens, relaxamento, terapia das reminiscências e imaginação guiada.

O efeito dos cuidados prestados mais referido pelos nossos participantes foi o relaxamento que obtiveram com as intervenções prestadas e em seguida a distração/recreação que associaram às intervenções prestadas no âmbito dos cuidados de enfermagem espirituais.

Desta forma foi-nos então possível dar resposta à nossa questão de investigação, ou seja saber quais os cuidados de enfermagem espirituais que aliviam o sofrimento dos nossos participantes, dando-nos ainda a percepção de como foram encaradas estas intervenções pelos mesmos.

Palavras-chave: sofrimento; doença hemato-oncológica; cuidados de enfermagem espirituais

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Pode obter este artigo gratuitamente clicando aqui.