iGestHealth – A self-management integrative review of chemotherapy treatment symptoms

Autores:
Marisa Rafael; Bruno Magalhães; Carla Sousa; Carla Fernandes; Célia Santos

DOI: https://doi.org/10.31877/on.2021.42.06

Resumo:
A pessoa com doença oncológica é muitas vezes confrontada com tratamentos de quimioterapia que despoletam sintomas específicos, que a pessoa tem de gerir para a manutenção da sua qualidade de vida. Assim, torna-se primordial a promoção de conhecimentos e habilidades que capacitem a pessoa para a autogestão dos sintomas e das complicações associadas ao tratamento, e apoiem o processo de tomada de decisão em saúde.
Objetivo: Explorar o estado atual do conhecimento científico sobre as orientações terapêuticas que promovam a autogestão dos sintomas alopécia, alterações da pele, sexualidade e distúrbios urinários na pessoa submetida a quimioterapia.
Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura de artigos das bases de dados MEDLINE ® e CINAHL®, construindo o protocolo de revisão e alargou-se ainda a pesquisa à literatura cinzenta.
Resultados: Após a pesquisa, foram selecionados nove artigos para alopécia, dos 140 encontrados, 14 artigos para as alterações da pele, dos 91 encontrados, treze artigos para a sexualidade, dos 52 encontrados, e para os distúrbios urinários quatro artigos, dos 53 encontrados. Do mesmo modo, da pesquisa em outras fontes de informação, foram selecionados cinco documentos para alopécia,
oito para as alterações da pele, cinco para as alterações da sexualidade e sete documentos para os distúrbios urinários.
Conclusão: As orientações terapêuticas desenvolvidas para os quatro sintomas em estudo, demonstram ser uma ferramenta útil no desenvolvimento das competências de autogestão da sintomatologia experienciada aquando do tratamento de quimioterapia, contribuindo para o empoderamento da pessoa, apoiando o processo de decisão, e melhorando ainda a sua perceção de qualidade de vida e bem-estar.

Palavras-Chave: Quimioterapia; Efeitos adversos; Autogestão; Orientações.

 

Verifique o abstract completo aqui.

Verifique a bibliografia aqui.

Obtenha este artigo

Pode obter este artigo gratuitamente clicando aqui.