Autores:

Ana Filipa Pascoinho  ON 2017, 16 ;maio 2011; On-line publication: maio 2011
Atualmente o envelhecimento populacional é um fenómeno mundial, sendo o aumento da esperança média de vida simultaneamente vista como uma manifestação de progresso e um desafio social, médico e financeiro. com o aumento do número de idosos aumentam também as patologias crónicas características da idade, sendo uma delas a patologia oncológica, que se constitui como um factor de crise que afeta o idoso doente e o seu sistema familiar.
Este estudo teve como objetivo averiguar quais as necessidades dos cuidadores informais de idosos com patologia oncológica da área de abrangência do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE e as estratégias de coping que mobilizam para fazer face ao processo de cuidados ao idoso. É um estudo descritivo-correlacional, quantitativo, em que foi estudada uma amostra de 65 cuidadores informais de idosos seguidos em ambulatório no HDFF, EPE.
Aos cuidadores foram realizadas entrevistas semi-estruturadas tendo como base um instrumento de colheita de dados que inclui um questionário sócio-demográfico, as escalas CADI e CAMI, que pretendem avaliar respetivamente as dificuldades sentidas pelo cuidador e as estratégias de coping utilizadas. Dos resultados obtidos pode concluir-se que os cuidadores destes idosos percepcionam poucas dificuldades no âmbito do processo de cuidados. As mais evidenciadas são as relacionadas com exigências físicas, financeiras e deficiente apoio profissional. as estratégias de coping utilizadas não são muito eficazes, sendo as mais úteis as relacionadas com ações que visam lidar com os acontecimentos/resolver problemas. Há relação entre a idade do cuidador informal e as dificuldades financeiras e as dificuldades relacionadas com o apoio profissional. e há relação entre as dificuldades sentidas pelos cuidadores e o apoio profissional prestado. Também existe relação entre as dificuldades do cuidador e o grau percecionado de dependência do idoso.
Palavras-chave: cuidador informal; cuidar; idoso; doença oncológica; estratégias de coping

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Pode obter este artigo gratuitamente clicando aqui.