Autores:

Andreia Rocha; Cláudia Ricou; Elisabete Pereira; Elisabete Valério; Júan Sanchez; M. Jorge Freitas; Márcia Caeiro; Maria Sarmento; Marta Duarte; Sandra Ponte; Sónia Frias    ON 2018, 36; junho 2018; On-line publication: junho 2018

Resumo: As neoplasias mieloproliferativas cromossoma Filadélfia negativo (PH-), em particular a Mielofibrose, Policitemia Vera e Trombocitemia Essencial, representam um grupo heterogéneo de distúrbios do sistema hematopoiético associado a sintomas debilitantes com consequente redução da qualidade de vida e impacto negativo nas atividades de vida diária dos doentes. Focados nestes aspetos, algumas unidades hospitalares portuguesas iniciaram a monitorização e avaliação sistemática dos sintomas destes doentes tomando por base a escala Myeloproliferative Neoplasm Symptom Assessment Form, Total Symptom Score (MPN-SAF TSS), conforme recomendado pelas guidelines da National Comprehensive Cancer Network (NCCN).

A escala, validada para a língua portuguesa, tem sido aplicada com o apoio das equipas de enfermagem destes centros. Os profissionais de saúde envolvidos estiveram reunidos, em modelo de Focus Group, para debater os principais desafios inerentes à utilização da escala MPN-10, na sequência do qual foi desenvolvido o presente guia. Foram identificados como aspetos mais relevantes na aplicação da escala: 1) ter em consideração que se trata de uma escala de auto-preenchimento; 2) a escala visa a avaliação do impacto do sintoma recorrendo a categorias numéricas e, 3) o profissional não deve remeter / induzir o doente para comparação com avaliações anteriores. Para facilitar a compreensão da escala e metodologia de preenchimento pelo doente foi desenvolvida informação adicional sobre cada um dos sintomas para utilização pelo pro-fissional de saúde no momento de informação / esclarecimentos ao doente.

Conclusão: O estudo sugere que o dSnC pode ser uma boa escolha para a prática de enfermagem de forma a reduzir o risco de colonização do cvc e melhorar a segurança da sua manipulação em pessoas com lA submetidos a quimioterapia em altas doses.

 

Palavras – chave: Neoplasias Mieloproliferativas; Sintomas; MPN-10.

 

Verifique o abstract completo aqui.

Link DOI

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.