Effective communication in the person undergoing total laryngectomy
Autores:
Joana Rocha Silva; Ana Bárbara Castro; Sónia Gandra Machado; Patrícia Carolina Silva
DOI: https//doi.org/10.31877/on.2022.44.04
Resumo:
Introdução: A laringectomia total acarreta múltiplas alterações físicas, sociais e fisiológicas, sendo a mais notória a perda da voz laríngea. A comunicação ineficaz pode comprometer a qualidade dos cuidados de enfermagem.
Objetivo: Conhecer as intervenções de enfermagem e estratégias terapêuticas promotoras de comunicação efetiva nas pessoas submetidas a laringectomia total. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, de acordo com o modelo “PIO”, segundo a questão de investigação: “Quais as intervenções de enfermagem e estratégias terapêuticas promotoras de comunicação efetiva nas pessoas submetidas a laringectomia total?”. A seleção dos estudos decorreu no dia 8 janeiro 2021 e envolveu pesquisa nas bases de dados CINAHL® e MEDLINE® Foram incluídos todo o tipo de estudos, em português, espanhol e inglês, publicados entre 2013 e 2020.
Resultados: Identificaram-se 77 estudos e selecionados 5 para análise e extração de dados.
Conclusões: A revisão integrativa permitiu responder à questão de investigação, sendo identificadas diferentes intervenções enfermagem e estratégias terapêuticas
Palavras-chave:
Laringectomia total; Comunicação comprometida; Intervenções Enfermagem; Estratégias Terapêuticas.
Verifique o abstract completo aqui.
Verifique a bibliografia aqui.
Obtenha este artigo
Pode obter este artigo gratuitamente clicando aqui.